Turismo Cultural e da Natureza

Turismo na Ilha do Príncipe...

Com esta iniciativa procura-se promover o que é genuíno na ilha do Príncipe: o alojamento de arquitectura popular, a degustação da gastronomia, o acompanhamento social, a observação e desfrute do meio natural, o interesse pelas manifestações culturais, o artesanato, etc. Todas estas actividades trazem consigo algo muito mais importante do que o âmbito do turismo. Levam a um novo ponto de vista dos Principianos sobre o que possuem, tornando-o em algo de positivo, digno de ser observado e fotografado, de ser experimentado e apreciado, fomentando um orgulho na sua cultura, ambiente e modo de vida.

O projecto procurará também ajudar a preservar a riqueza da região: por um lado para proteger a biodiversidade do local; por outro, entendemos que as mudanças de tecnologia, da moda, alimentares, linguísticas ou qualquer outro aspecto que possa ser manipulado por uma indústria turística, são fontes de desenvolvimento aparentes, mas que a médio e longo prazo acabam por desvirtuar o recurso em si. O projecto pretende apostar na cultura nacional, introduzindo técnicas criadas a partir dos recursos do local, ampliando deste modo o leque de possibilidades, ou seja, procura um desenvolvimento de “dentro para fora” e não apenas impor uma infra-estrutura e metodologia externa e cara e de difícil adequação, que acaba por criar um paradigma perante a própria actividade: “Viajar para um lugar remoto para mudar de ambiente e acabar por encontrar um ambiente semelhante que foi ali criado artificialmente… “.

A nossa proposta é utilizar os recursos disponíveis para convidar os visitantes a um encontro com eles próprios através de um reencontro e a convivência com a natureza. Coisas cada vez mais difíceis de conseguir naquele lugar a que se chama de “Primeiro Mundo”…


Mercado Turístico Europeu... 

A Europa e os seus modelos de sociedade estão em constante evolução. O que antes era considerada uma actividade ao alcance de apenas alguns privilegiados apresenta-se hoje como fazendo parte do leque de produtos entendidos como necessários ou usuais. Estamos a falar de férias. O melhor nível de vida, as novas formas de venda, as guerras de preços e outros factores fazem com que os Europeus vejam as viagens como algo natural. E essa naturalidade levou a uma rotina, saturando as duas grandes fórmulas tradicionais de turismo: sol e praia e visitas a monumentos.



O turista Europeu procura, hoje em dia, formas diferentes e cada vez mais inovadoras de passar o tempo livre. Dispõe de uma ampla oferta para qualquer parte do mundo a preços e condições semelhantes. O produto destino de férias é apenas mais um entre todos os produtos que adquirem durante todo o ano. Pode dizer-se que os profissionais de turismo e a moda são os elementos que marcam as tendências dos novos produtos férias. Por outro lado, a vida monótona e sedentária que conhece no dia-a-dia faz com que cada vez mais o turista passe a dinamizar as sua férias e, por isso, as formas alternativas de fazer turismo têm cada vez mais procura. Para o novo visitante, que já não é apenas um turista, a viagem é entendida como um momento excepcional, efémero e marcado pela temporalidade, vivido com intensidade, resultando em experiências sensoriais e físicas, em novos contactos, perpetuadas no tempo através das imagens gravadas na memória, em fotografias, em histórias ouvidas e recontadas, em conversas com os amigos.


Fonte: Projecto UNIDA

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